O nosso foco é VOCÊ!

Artigos   >   Colaboradores   >   Ricardo Arap

A importância da frequência cardíaca na corrida.

Imagine uma caldeira sem termostato...

Agora imagine um carro sem velocímetro...

Seria mais ou menos assim que ficaríamos se não conseguíssemos mensurar a freqüência cardíaca durante os exercícios. Não saberíamos a que temperatura estamos mantendo a água e não conseguiríamos prepará-la para o nosso objetivo. Passaríamos pelos radares sem saber se estamos respeitando a velocidade permitida, além de colocar em risco a todos e a nós mesmos, e quanto as atividades físicas literalmente o céu seria o nosso limite...

Brincadeiras a parte, obviamente podemos questionar o peso da importância dos medidores de freqüência cardíaca se olharmos para trás e lembrarmos que até pouco tempo atrás, nada disso era utilizado e os campeões e super atletas sempre existiram com suas marcas impressionantes. Porém, se prestarmos atenção na evolução dos esportes, da qualidade dos movimentos; na diminuição nas ocorrências de lesões grandes, da forma que eram elaborados os programas de treinamento no passado, onde o volume e a intensidade eram paralelamente e incansavelmente testados, totalmente antagônicos aos sistemas de hoje em dia, acaba ficando claro aqui, que eles são um instrumento de fundamental importância no rendimento, na segurança e preservação de qualquer atleta ou praticante de atividade física.

Diferenciar as zonas de intensidade através da freqüência cardíaca para cada objetivo, detectar com a medição da freqüência cardíaca basal (em repouso) se o seu corpo está pedindo um descanso (fugir do over training – cansaço que se deve ao excesso de exercício), mensurar a recuperação do corredor em tempo real, de modo que seja possível corrigi-la ou até estimulá-la na condução do determinado exercício ou tarefa, são algumas das muitas possibilidades oferecidas através desta grande ferramenta que é a freqüência cardíaca.

Experimente, tente, e se transforme num corredor com expectativas diferentes!

Bons treinos.
Ricardo Arap.


 Voltar 

Rua Amaro Guerra, 143 - Chácara Santo Antonio - São Paulo/SP - (11) 5184-1003
Copyright 2011 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Treino Online.